Yoga educação

Yoga Educação é um movimento que envolve profissionais das áreas de Yoga, meditação , pedagogia,

psicologia, educação física , psicomotricidade , psicopedagogia, Pilates , Tai Chi Chuan e 

áreas de conhecimento relacionadas. Tem o objetivo de estudar, pesquisar e desenvolver bases

pedagógicas, para o ensino em qualquer idade, demetodologias , caminhos e praticas que conduzam

o ser humano ao auto-conhecimento.

 

 

 

A proposta inicial era de adaptar à tradição para o ensino de crianças e adolescentes em escolas e centros de yoga. A

idéia colocada em pratica, evoluiu para uma proposta sobre bases pedagógicas para todas as idades, unindo tradição

milenar às recentes pesquisas cientificas sobre o assunto .

 

Estudos contemporâneos  mostram que os indivíduos residentes dos grandes centros urbanos, são levados a altos níveis de stress, benigno e maligno. Os hábitos que levam a esta exaustiva padronização social, estão sendo passados de geração em geração, sem serem revistos ou questionados. Uma forma de alterar este padrão é o desenvolvimento de hábitos saudáveis em substituição à aqueles nocivos ao corpo e a mente. É neste momento que as ferramentas de auto-conhecimento fazem a diferença. Um individuo que desenvolve e cultiva hábitos saudáveis ajuda a compor uma família e  sociedade saudáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Hatha-Yoga e a meditação, são formas de auto-conhecimento sobre a real natureza do homem e a sua essência. Trabalham através de exercícios físicos, respiratórios, práticas de relaxamento, visualizações criativas e técnicas de concentração e meditativas. Tem o objetivo de disciplinar os sentidos e suas percepções sobre o mundo ao redor e a relação com o mundo interno do ser humano.

 

Ao adaptarmos às praticas à infância, iniciamos um contato da criança com esta filosofia, na forma de vivências, jogos e brincadeiras. Numa aula de yoga, os pequenos praticantes ampliam suas percepções do corpo e da mente, desenvolvem a concentração, auto-estima, equilíbrio e agilidade. Para os adolescentes, a prática proporciona a descoberta de ferramentas, que auxiliam a superar e compreender os medos e os estados de ansiedade, Desta forma crescerm com saúde física e mental, promovendo a tranqüilidade, prevenindo problemas de posturas e aliviando as dificuldades respiratórias.

 

O estudo filosófico tambem é parte do caminho dos profissionais desta área, que vão alem das questões técnicas sobre Yoga e meditação. Ao  obter a compreensão sobre os shastras , upanishad’s , sutras e outros textos filosóficos das tradições dos observadores do dharma, este profissional de yoga e meditação adquire bases sólidas para realizar a inserção de programa de valores universais dentro das propostas do yoga na educação.

 

Tanto no passado quanto nos dias de hoje, o yoga tem se mostrado uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica. Trata-se de uma busca pelo auto-conhecimento que não tem idade para começar ou para terminar. Ao redor do planeta vários yogis vem se preocupando com o assunto e a isto dedicam seu tempo e caminho de vida. Esta proposta compartilhada pelos integrantes deste grupo de estudos, torna possível, compreensível  e clara, as transmissões deste conhecimento sobre o dharma, tão ancestral e ao mesmo tempo atual as novas gerações.

 

 

Mauricio Salém

Em 1993 completou sua 1º formação. Tem levado o Yoga para creches, escolas, universidades, orfanatos, indústrias, empresas e núcleos de Yoga. Um dos pioneiros em sua geração a criar as pontes entre a tradição do Yoga e o campo da educação. Mantêm constante estudo, prática e trabalho com as metodologias do Hatha-Yoga contemporâneo propostas por Swami Satyananda Saraswati, Swami Sivananda Saraswati, BKS Iyengar e K. Pattabhi Jois, com os quais tem formação nestas escolas na Índia. Estudante de filosofias do oriente, Budismo, Sânscrito e Vedanta. Traz em sua bagagem ,estudos, trabalhos e vivências práticas sobre artes cênicas, artes gráficas, artes marciais e defesa pessoal, artes circenses, Pilates, danças circulares, estruturas de teatro ocidental & oriental, Pós graduações em Psicomotricidade para educação e reabilitação e Educação para inclusão social. Diretor do Espaço Shantala. RJ.

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Mauricio Salém

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